Entre os dias 7 e 12 de janeiro, estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), através do qual a Universidade disponibiliza 1165 vagas, distribuídas em 44 opções de curso nos três campi, conforme o Edital 01/2012. Para se inscrever no Sisu, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em outubro de 2011.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, na própria página do Sisu, responsável pela seleção dos candidatos. Os critérios para concorrer a uma vaga na Uesb são os mesmos do vestibular da Instituição. Metade do total de vagas é destinada aos optantes por cotas. Nesse caso, há duas modalidades: a dos candidatos oriundos de escolas públicas que se declaram negros, para os quais são reservadas 70% das vagas do universo de cotistas, e a dos candidatos que estudaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas, mas não se declaram negros no ato da inscrição no Sisu. Esses, disputam os demais 30% das vagas reservadas aos cotistas. A outra metade é aberta a todos os concorrentes. Há, ainda, a opção de concorrer a uma vaga específica como quilombola, indígena ou portador de necessidades especiais, condições que obrigatoriamente deverão ser comprovadas na ocasião da matrícula.
Para participar do processo seletivo é preciso que o candidato não tenha zerado nenhuma prova do Enem. A nota obtida no Exame será confrontada com o peso atribuído às disciplinas/áreas, que varia de curso para curso. Serão selecionados os candidatos que obtiverem as maiores notas após efetuada essa equação.